Lançada em Porto Alegre a 39ª Coxilha Nativista


por Valdinei Marques

Na segunda-feira (13), ocorreu o lançamento estadual da 39ª Coxilha Nativista, 35ª Coxilha Piá e 3ª Coxilha da Música Instrumental. O evento aconteceu no Galpão Crioulo Leopoldo Rassier, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), na cidade de Porto Alegre.

Estiveram presentes na ocasião diversas autoridades, entre elas Renato Moraes, João Bosco Ayala Rodrigues e Dorval Dias, produtores responsáveis pela 3ª Coxilha Instrumental, Vilson Roberto dos Santos, Prefeito de Cruz Alta, Laura Durigon Ajala, Secretária de Cultura e Turismo de Cruz Alta, entre outros inúmeros artistas e amantes da cultura gaúcha.

A 39ª edição da Coxilha Nativista ocorre entre os dias 24 e 27 de julho, no Ginásio Municipal José Westphalen Correa. Para o Prefeito Vilson Roberto, a Coxilha se tornou ao longo do tempo uma grande referência não apenas no Rio Grande do Sul como em países que fazem fronteira com nosso estado.

Vilson Roberto dos Santos - Prefeito de Cruz Alta

Já a Coxilha da Música Instrumental, em sua 3ª edição, traz para Cruz Alta os grandes nomes da música instrumental do Sul do Brasil, como por exemplo: Yamandu Costa, Lucio Yanel, Marcelo Caminha, Grupo Yangos entre tantos outros. "A Coxilha Instrumental ocorre graças ao projeto cultural aprovado pela LIC (Lei de Incentivo a Cultura), através do Ministério da Cidadania e que tem como patrocinador master a CCGL, que teve esta grande visão de exergar a Coxilha como uma marca forte que não pertence apenas à Cruz Alta, mas à cultura do Rio Grande do Sul", afirma João Bosco Ayala Rodrigues.

João Bosco Ayala Rodrigues - Produtor Cultural responsável pela Coxilha Instrumental

"O segredo de termos em reality shows nacionais a participação de muitos "gauchinhos" despontando e brilhando, se deve justamente por termos no Rio Grande do Sul festivais que atendam a categoria mirim, e isso garante a longividade dos festivais", destaca a Secretária de Cultura e Turismo Laura Durigon Ajala ao falar sobre a Coxilha Piá.

Grupo Quarteto Coração de Potro

Após o lançamento oficial do festival, ocorreu o pocket show de Robison Garcia e Marcelo Nunes, vencedores da última edição, Quarteto Coração de Potro e outros artistas. Na ocasião foram divulgados os shows que compõem a programação do maior festival nativista do Rio Grande do Sul. Confira abaixo:

24 de Julho - Quarta-Feira
- Jean Carlo Godoy
- Edison Macuglia
- Cristiano Quevedo

25 de Julho - Quinta-Feira
- Quarteto Coração de Potro
- Luciano Maia

26 de Julho - Sexta-Feira
- Pirisca Grecco e Comparsa Elétrica
- Edilberto Bérgamo
- Kleiton e Kledir

27 de Julho - Sábado
- Gabriel Pellizzaro
- Charlize Bandeira
- César Oliveira e Rogério Melo
- Jorge Guedes e Família

FOTOS: VALDINEI MARQUES/PORTAL DOS FESTIVAIS