Mulheres da música nativista se reunem em acampamento promovido por Shana Müller


por Valdinei Marques

Está acontecendo desde sexta-feira (19), e vai até este domingo (21), o 1º Peitaço da Composição Regional. O acampamento que acontece na Fazenda São Francisco do Pinhal, em Val de Serra, município de Júlio de Castilhos, tem por objetivo inserir as participantes no processo de (re)construção do feminino no universo nativo. 

Um acampamento foi montado para que as participantes pudessem dormir no local e, também, ter contato com vivências do campo, a fim de aproximá-las da lida campesina, material de inspiração para muitas canções.


Para a idealizadora e coordenadora do evento, a cantora e apresentadora Shana Müller, esse momento onde estão reunidas mais de quarenta mulheres musicistas, intérpretes, compositoras melodistas, poetisas e convidadas, serve para pensar a música do Rio Grande do Sul e dar fala às mulheres também na música regional gaúcha.



O evento, que é restrito a convidadas, terá um tema de inspiração a cada ano, escolhido por alguma convidada do evento, que pode ser um poema já escrito, uma reportagem, um assunto, um trecho de livro, etc;. Este ano quem fará a escolha do tema será a escritora Letícia Wierzchowski. Além disso, em cada edição uma artista será homenageada, desta vez, a cantora Rosa Maria, falecida em 2017, uma das primeiras cantoras em festivais.


Durante a programação deste sábado, foi definido o tema deste ano, e as participantes passaram o dia compondo músicas que serão apresentadas na manhã deste domingo.

A 1ª edição do Peitaço da Composição Regional se encerra na tarde deste domingo, após o almoço de confraternização.

FOTO: DIVULGAÇÃO/SHANA MULLER