Talento e criatividade estão presentes na obra do artista André Oliveira


por Valdinei Marques


O Portal dos Festivais conversou com André Oliveira – gaúcho que desde seus dez anos de idade tem a arte presente em sua vida.

Através de seus desenhos e uma das grandes oportunidades de mostrar seu talento, surgiu num concurso intercolegial, patrocinado pela Enciclopédia Britânica do Brasil, onde somente 10 desenhos entre todas as escolas de Porto Alegre e Região metropolitana seriam escolhidos para estarem em uma exposição que foi realizada no Hotel Plaza em Porto Alegre, junto com desenhos de vários países do mundo. Tendo ele, conseguido colocar seu trabalho no evento.






No ensino médio, tinha o hábito de rabiscar caricaturas de colegas de aula, mas logo foi substituindo o desenho por outras atividades e os lápis foram esquecidos em um canto. Trinta anos depois, motivado a rabiscar para seus sobrinhos Pedro Mariano, João Inácio e sua filha Isadora, retomou o gosto pelos desenhos, iniciando aí, um novo momento: os desenhos voltados à cultura gaúcha.

Estes desenhos eram feitos em folhas A4 e aos poucos, foi aprimorando sua arte, tanto que num festival de música nativista, encontrou Adriano Silva Alves, artista plástico e compositor, seu amigo, e decidiu apresentar imagens de seus desenhos, sendo que este o incentivou a seguir aprimorando seu trabalho e sua criatividade.




Atualmente, além da profissão que exerce na área comercial, o artista André Oliveira trabalha com gravuras, caricaturas, criação de logotipos e as camisetas - que estão fazendo sucesso no meio tradicionalista, atendendo pedidos de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.



André salienta sempre o apoio incondicional que recebe de seus pais, Ana Maria e Ricardo, do seu irmão, o cantor nativista Marcelo Oliveira e de sua esposa Sabrina Antunes. Além do incentivo e divulgação de seu trabalho por parte de outros artistas e amigos, como o caso do cantor e deputado estadual Luiz Marenco, que aparece na imagem acima, durante uma live, exibindo sua camiseta da "Lacostchê".

Para adquirir as camisetas ou conhecer um pouco mais do trabalho desse grande artista, é possível acessar a sua página pessoal no Facebook.


FOTOS: ARQUIVO PESSOAL
COLABORAÇÃO: HERTON COUCEIRO