V Acordes do Pampa em Canção acontece de forma virtual no mês de dezembro



V ACORDES DO PAMPA EM CANÇÃO - VIRTUAL
05 DE DEZEMBRO DE 2020
ROSARIO DO SUL-RS
INSCRIÇÕES ATÉ: 10/11/2020

REGULAMENTO

OBJETIVOS

Artigo 1º - O Festival ACORDES DO PAMPA EM CANÇÃO em sua quinta edição (virtual), regulamentado por este instrumento, é promovido pela Associação Cultural Acordes do Pampa em Canção, que visa oportunizar o surgimento de novos talentos, bem como reafirmar os nomes já existentes no cenário da música nativista.

a) Fomentar e incentivar a criatividade de compositores e intérpretes com letras e músicas ligadas à temática do Rio Grande do Sul;

b) Criar espaço para integração de artistas e pessoas ligadas à cultura musical sul rio-grandense;

c) Promover um intercâmbio entre o movimento nativista e o tradicionalista.

d) Esta edição do Acordes do Pampa em Canção, molda-se a este novo formato virtual de divulgação do nativismo, visando proporcionar que a cultura seja acessível à maioria dos lares , que hoje vive este momento de isolamento social,devido a pandemia, razão pela qual profissionais da arte e da cultura estejam momentaneamente impossibilitados de desempenhar suas atividades normalmente.

ADMINISTRAÇÃO DO FESTIVAL

Art. 2º - O evento será coordenado pela Comissão Organizadora;

Art.3ª § - Compete à Comissão Organizadora do Festival Acordes do Pampa em Canção:

a) Contratar pessoal técnico a fim de atender à sua destinação específica para o desenvolvimento do evento;

b) Receber as inscrições para o festival;

c) Contratar artistas para os espetáculos durante a realização do evento;

d) Elaborar o relatório final do evento e o balanço das respectivas despesas e receitas.

INSCRIÇÃO E TRIAGEM:

Art. 4º O Festival será realizado em duas modalidades, sendo uma LOCAL, única e exclusivamente para compositores ( tanto de letra como de música) naturais ou comprovadamente radicados em Rosário do Sul e outra GERAL extensiva a representantes de qualquer parte do Estado e do País. Sendo que o número máximo de composições por autor (es) não poderá exceder a uma composição classificada.

a) As músicas representantes da fase Geral poderão ter parcerias com compositores de Rosário do Sul. Conforme o limite já exposto no Art. 4º do Regulamento

Art. 5º - A data limite para inscrições ao 5º Acordes do Pampa em Canção será dia 10 de Novembro, impreterivelmente, não havendo probabilidade de prorrogação da mesma.

§ 1°: As inscrições deverão ser encaminhadas para o seguinte endereço:

Rádios Marajá AM e Transamérica FM Ao destinatário Festival Acorde do Pampa V edição, no seguinte endereço Rua Voluntários da Pátria, 1432 Centro, Cep. 97.590-000 Rosário do Sul.

Art. 6º - Não será cobrada nenhuma taxa de inscrição.

Art. 7º - Cada compositor de forma individual ou em parceria (tanto na fase local, como na fase geral) poderá encaminhar até 3 composições, sendo que será selecionada no máximo 01 (uma) composição por autor, individual ou em parceria em ambas as fases.

Art. 8º - As composições deverão ter caráter inédito, entendendo-se como tal os trabalhos que não tenham sido gravados, podendo ter participado de eventos deste gênero, desde que não tenham sido classificadas entre as finalistas.

Art. 9º - Cada compositor deverá enviar o arquivo de áudio da obra inscrita para o endereço supracitado e preenchida a ficha de inscrição devidamente assinada e gravado em CD. Bem como 5 (cinco) cópias da letra constando somente o título e o ritmo;

Parágrafo primeiro: Serão aceitas mais de uma música por CD, desde que devidamente identificadas. O não cumprimento destes requisitos poderá ocasionar a desclassificação da(s) composição(ões).

Art. 10º - Após a inscrição de sua obra, o compositor fica condicionado a não divulgação pública da mesma até a data do evento, sob pena de desclassificação.

Art. 11º - O tempo de execução de composição não deverá exceder a 05 (Cinco) minutos.

Art. 12º - Serão permitidos, além de instrumentos musicais típicos do Rio Grande do Sul, todo e qualquer instrumento que o arranjador julgar necessário para melhor qualificação, desempenho e enriquecimento da obra classificada, sendo que o(s) autor(es) se responsabiliza(m) por sua introdução no palco.

Parágrafo único: A Comissão Organizadora não colocará qualquer instrumento musical no palco, exceto uma bateria, sonorização e iluminação profissional com equipe técnica.

Art. 13° - As inscrições também poderão ser encaminhadas via internet para o endereço eletrônico festivalacordesdpvirtual@gmail.com obedecendo os requisitos anteriores e aos seguintes procedimentos:

a) Enviar arquivo MP3 com o áudio da música inscrita;

b) Enviar arquivo Word com a letra da composição digitada;

c) Enviar arquivo Word informando todos os dados solicitados na Ficha de Inscrição.

Art. 14°: A comissão Avaliadora será constituída por pessoas de comprovada capacidade técnica e de grande expressão no cenário da música e da cultura gaúcha, podendo haver eventuais substituições desses integrantes, a critério da Comissão Organizadora do festival.

Art. 15º: Encerrado período para inscrições, a Comissão Avaliadora classificará 14 (Quatorze) composições para concorrerem, sendo 10 na fase Geral e 4 na fase Local.

Art. 16º – O 5° Acordes do Pampa em Canção será realizado no dia 05 de Dezembro de 2020 no palco do CTG Passo do Rosário em Rosário do Sul, sendo que deverão ser apresentadas 14 (Quatorze) composições concorrentes nesta data.

Art. 17º - Após a apresentação das 14 concorrentes, a Comissão Avaliadora proclamará as grandes premiadas do evento.

APRESENTAÇÃO

Art. 18º - A relação das composições classificadas, data e ordem de apresentação, serão comunicados de forma individual aos seus autores, bem como pelos meios de comunicação.

Art. 19º - As músicas concorrentes, somente poderão ser apresentadas por artistas trajando indumentária típica do Rio Grande do Sul.

Parágrafo único: Ficam proibidas as vestimentas e/ou adereços contendo caracteres publicitários e/ou de conotação política.

Art. 20º - Os conjuntos deverão ter no mínimo 03 (três) e no máximo 07 (Sete) componentes Estes não poderão defender mais do que 02 (duas) composições concorrentes.

Parágrafo Primeiro: O intérprete vocalista poderá defender no máximo 02 (Duas) músicas concorrentes.

Art. 21º - Cada obra classificada deverá obedecer aos horários previamente estabelecidos para passagem de som e apresentação no palco.

Art. 22º - Os artistas, intérpretes e os autores classificados reservam os direitos autorais de sua obra seja para divulgação, bem como para gravação e comercialização.

AJUDA DE CUSTO E PREMIAÇÃO

Art. 23º: O festival fornecerá uma Ajuda de Custo aos concorrentes no valor de R$ 300,00 (trezentos reais) para cada composição;

Art. 24º - Os destaques do Acordes do Pampa receberão a seguinte premiação:

PRIMEIRO LUGAR:
Troféu denominado Carlos Orlando de Bacco Pereira

SEGUNDO LUGAR:
Troféu denominado Dr. Luis Pinto de Oliveira Neto

TERCEIRO LUGAR:
Troféu denominado Mirinha Nascimento

Melhor Instrumentista:
Troféu denominado Mateus Brondani

Melhor Intérprete:
Troféu denominado Arthur Henrique dos Santos - Patagão

Melhor Poesia:
Troféu denominado Ruben Borges Fialho

Melhor Tema Campeiro:
Troféu denominado Jalmengo Azevedo

Melhor Arranjo:
Troféu denominado Oliveira Silveira

Melhor melodia: Troféu Ramão Bonilla

Música Mais Popular:
Troféu denominado Lair Eich

Parágrafo Único: A Música Mais Popular será escolhida pela comissão julgadora observando a manifestação do público presente.

DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 25º - Os concorrentes inscritos autorizam automaticamente a gravação de seu trabalho, ressalvados apenas os direitos autorais previstos na legislação específica.

Parágrafo único: As músicas finalistas estarão incluídas no CD gravado ao vivo durante o evento.

Art. 26º - As Comissões Organizadora e Avaliadora serão inteiramente responsáveis e soberanas em suas decisões.

Art. 27º - Quaisquer dúvidas quanto a interpretação deste regulamento, serão examinadas e resolvidas soberanamente pela Comissão Organizadora 

FONE PARA CONTATO 
(55) 9 9959 3924.


--------------------------------------------------------------------------------

FICHA DE INSCRIÇÃO

5º Acordes do Pampa em Canção

*A presente ficha de inscrição depois de preenchida e assinada não serão permitidas alterações de qualquer natureza.

Nome da Composição: _______________________________________
Gênero Musical: ______________________

Autor(es) da letra: __________________________________________
Endereço: _________________________________________________
Email:____________________________________________________
Fone: ___________________________
Cidade/UF:______________________________ CEP: ______________
RG: ________________ CPF: ________________

Autor da Melodia: __________________________________________
Endereço: _________________________________________________
Email:____________________________________________________
Fone: ___________________________
Cidade/UF:______________________________ CEP: ______________
RG: ________________ CPF: ________________

Em caso de classificação, a composição será defendida no palco do 4º Acordes do Pampa em Canção por: __________________________________________


AUTORIZAÇÃO:
Autorizamos a Comissão Organizadora do 5º Acordes do Pampa em Canção a promover a gravação em CD com conteúdo exclusivo do festival, reservando-se, contudo, os direitos autorais, conforme prevê a lei.

DECLARAÇÃO: Declaro (amos) que as informações dadas nesta ficha são verdadeiras e que, ao assiná-la estou(amos) aceitando as condições de participação/concorrência proposta no regulamento de 5ºAcordes do Pampa em canção .
__________________________,___ de _________de 2020.

__________________________
Autor da Letra

__________________________
Autor da Melodia

Postar um comentário

0 Comentários