Coxilha Instrumental traz Renato Borghetti, Lucio Yanel, Marcello Caminha, Leonel Gomez, João Vicente e outros grandes shows na 4ª edição



A música instrumental ganhou mais um palco nobre, desde 2017, quando foi idealizada a Coxilha Instrumental pelos produtores João Bosco Ayala Rodriguez, Renato Morais e Dorval Dias com o apoio da Central Cooperativa Gaúcha Central Limitada [CCGL], através da Lei de Incentivo a Cultura Federal via Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal.

Realizada paralelamente a Coxilha Nativista, a Coxilha Instrumental trouxe espaço para os consagrados nomes do gênero e para os novos talentos.
 Chegando a sua 4ª edição, a mostra traz novamente grandes shows nos dias 28, 29, 30 e 31 de julho, em Cruz Alta, desta vez com novo local, o Clube Arranca. A presença de público dependerá da situação da pandemia de covid-19 e o festival terá transmissão on-line.

Nesta sexta-feira (23), na Casa de Cultura Justino Martins, em entrevista coletiva com a presença da prefeita municipal Paula Facco Librelotto, da coordenadora municipal de Cultura, Shana Reis, representantes da CCGL, do produtor cultural João Bosco 
Ayala Rodriguez, do presidente do Clube Arranca, Rafael Reis, e veículos de imprensa, ocorreu o lançamento da 4ª edição, com a divulgação dos shows, da identidade visual criada pelo designer cruz-altense Sandro Pinheiro Dias e a programação.

Em vídeo, Caio Vianna, diretor presidente da CCGL, ressaltou a alegria para a empresa de poder estar novamente junto com a comissão organizadora e comunidade artística em mais uma edição do festival.

Estarão no palco Renato Borghetti, Lucio Yanel, Marcello Caminha, Leonel Gomez, João Vicente, Joca Martins, Matheus Alves e Guilherme Goulart, João Paulo Deckert e Léo Soares.

O renomado violonista Marcello Caminha estará pela segunda oportunidade na Coxilha Instrumental. “É uma alegria e honra estar novamente neste palco e desta vez ao lado de um dos grandes ícones do violão gaúcho mestre Lucio Yanel. Estaremos apresentando um show de violão gaúcho a todos os amigos e fãs deste grande festival”, diz ele.

Outra grande atração será o acordeonista João Vicenti. “É um enorme prazer voltar ao palco desse festival que tantas vezes participei. A Coxilha sempre foi um grande e generoso espaço para a classe artística. Por ter sido escolhido para um dos shows da Coxilha Instrumental, decidi me impor um desafio. Interpretar o espetacular disco Los Caminantes, gravado no Rio Grande do Sul, em 1979, por Raulito Barboza y Los Hermanos Palermo. Isto implica em aprender um novo instrumento, o acordeon cromático. Através da genialidade de Raul Barboza este disco é para mim um divisor de águas na música instrumental da América Latina. Espero que em julho nos encontremos para celebrar juntos a vida e a obra desse músico genial”, conta Vicenti.

O produtor cultural Renato Morais destaca a importância do aporte da CCGL. “A Coxilha Instrumental ocorre devido ao patrocínio, pelo quarto ano, dessa empresa que hoje leva o nome de Cruz Alta para todo o Brasil e fora dele. Além disso, é uma empresa que acredita na cidade, valoriza sua comunidade e, por meio do seu investimento, ajuda a realizar este projeto tão bonito que oportuniza oficinas para alunos, aos professores e aos cruz-altenses o acesso gratuito às atividades culturais que envolvem o festival em parceria com o poder público”.

Já João Bosco reafirma a consolidação da Coxilha Instrumental como palco importante para a música gaúcha. “Acredito que a Coxilha Instrumental é um grande palco que abriu um espaço nobre, dentro do universo dos festivais, para uma vertente da música que é tão importante. No nosso estado, temos uma grande quantidade de instrumentistas que fazem carreira nacional e internacional e podem mostrar seu talento para a nossa comunidade. Neste ano vamos ver uma Coxilha Instrumental extremamente viva, em um ano difícil para todos, e continuando com o papel de trazer arte de qualidade para a comunidade cruz-altense. Vamos continuar valorizando o músico local e trazer artistas consagrados. Hoje a Coxilha instrumental é um evento maduro e muito consciente de seu papel com a cultura, com Cruz Alta e com a arte de modo geral”.

OFICINAS / COXILHA VAI AS RUAS
Realizado em 2020, o projeto Coxilha Vai as Ruas desta vez trará oficinas a comunidade mais uma vez em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O formato será idêntico a 1ª edição com um caminhão, com palco, levando a cultura a ruas e bairros da cidade, descentralizando o acesso à cultura em período anterior a Coxilha Instrumental.

VEJA AS ATRAÇÕES:
- Palestra sobre os principais ritmos gaúchos destinado aos professores da rede municipal com o percussionista Sandro Cartier.

- Workshop com o percussionista Marcelo Pimentel e construção de instrumentos com a utilização de material reciclável.

- Workshop Caminha do Bem – O Violão Vai À Escola com o violonista Marcello Caminha.

- Teatro musical a Fubica da Vovó com o músico e cantor Tuny Brum trazendo músicas de Humberto Gabbi Zanatta.

FONTE: FACEBOOK COXILHA/COMUNIKARE HUB DE COMUNICAÇÃO

Postar um comentário

0 Comentários