A Semana do Patrimônio de Guaíba homenageia a Reculuta

Dentre os troféus a serem distribuídos, destaca-se o de melhor composição, que leva o nome de José Cláudio Machado (17/11/1948 - 12/12/2011), músico tradicionalista guaibense que foi um dos idealizadores do Festival.

O Museu Carlos Nobre traz uma programação especial para a Semana do Patrimônio, e resgata a história do maior festival de obras inéditas da Região da Costa Doce e um dos maiores do estado.

Registrada como patrimônio cultural imaterial da cidade em 2019 (PL 078/2019), a Reculuta da Canção Crioula, que teve edições anteriores entre 1982 e 2013, consta na lista de bens imateriais reconhecidos da cidade.

As atividades musicais alusivas à 20ª Reculuta Da Canção crioula, acontecerão no formato online (Live). Estão previstas 24 apresentações que serão distribuídas nos dias 20, 21 e 22 de agosto, e que contam com uma etapa infanto-juvenil, nomeada RECULUTA DO AMANHÃ, onde competirão artistas menores de 18 anos nas categorias mirim e juvenil.



Capa do disco da primeira edição ano de 1982.

O reconhecimento da Reculuta como patrimônio cultural se justifica pela sua bela trajetória de promoção de inúmeros talentos da música regional, valorização da história, do folclore, dos costumes e das tradições locais, bem como pelo estímulo à criação artística.

As inscrições para a 20ª Reculuta da Canção Crioula de Guaíba acontecerão entre os dias 5 e 28 de Julho e o regulamento completo está disponível no site da prefeitura de Guaíba e aqui no Portal dos Festivais.


FOTOS: REPRODUÇÃO/INTERNET

Postar um comentário

0 Comentários