Paralelo ao Festival de Música Nativista, acontecem também o 19º Carijinho, o 2º Carijo em Dança, o 3º Carijo em Casa e o 1º Carijo Instrumental, principal novidade para este ano, o qual será competitivo.
Durante o lançamento, será anunciada a Comissão Organizadora do 36º Carijo nomeada pela Prefeitura Municipal através do prefeito Evandro Massing, junto com as produtoras R. Morais, JBA Produções Culturais e Caminha Produções Artísticas.
Na ocasião serão divulgados os jurados responsáveis pela avaliação das composições desde a triagem até a competição em maio, principais shows do Palco Principal, do Palco Paralelo, e demais atrações.
De acordo com o prefeito Evandro Massing, “neste ano, a tarefa da Presidência da Comissão ficará a cargo da Secretaria de Cultura e Turismo do município, professora Maria Andreia Maciel Nerling, já nosso homenageado como Presidente de Honra desta edição do Carijo é o doutor Sergio Danilo Aragonez. Estamos apostando na tradição, na experiência, e na afinidade com o cenário cultural que envolve todo o nosso Festival, dessas pessoas capazes, para termos na última semana de maio um evento que supere tudo que já vimos nesse Parque de Exposições”.
Mais uma vez o Carijo terá financiamento através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) – PRÓ Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul. “Nós temos a honra de estar ao lado da Prefeitura Municipal pelo segundo ano consecutivo na organização do Carijo que é um evento que desperta o pertencimento da comunidade de Palmeira das Missões e hoje é uma das atividades mais importantes do cenário cultural gaúcho. Não só pela música nativista, mas por toda a gama de atividades que ele reúne desde o acampamento onde há a uma convivência de gerações. E esta edição se reveste de mais importância ainda, pois é o marco do início das comemorações do sesquicentenário do município que acontece em 2024. Só temos a agradecer a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, aos empresários que aportam recursos no evento e a comunidade”, ressalta o produtor cultural Renato Morais da R.Morais Produtora.
Para esta edição novamente são esperados no palco do Carijo os grandes compositores, instrumentistas e intérpretes da música nativista. No ano passado nomes como Lú Schiavo, Nilton Ferreira, Raineri Spohr, Cristiano Fantinel, Robledo Martins, Angelo Franco, Érlon Péricles, entre outros, estiveram presentes.
Em 2022 mais de 20 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições durante os cinco dias de intensa programação que contou com Acampamento do Carijo, Mostra da Indústria, Agroindústria, Comércio e Artesanato de Palmeira das Missões (MIP), Rondas Musicais, Moinho Instrumental, shows no Lonão Cultural, Casa de Cultura, Escola do Chimarrão, entre outras atividades. Na próxima semana, no dia 22, será a vez de Porto Alegre receber o lançamento do Carijo desta vez em parceria com o Instituto Estadual de Música na Casa de Cultura Mário Quintana.
por: Fernando Baptista – Jornalista MTB 11635 – Assessoria de Comunicação Projeto Carijo – 55 99152-5380 – e Daniela Vargas – Jornalista – Assessoria de Comunicação Prefeitura de Palmeira das Missões
0 Comentários